27 de fevereiro de 2009

Assobio

ASSOBIO é sopro; um sopro musical. E sopro é vida.; a vida que passa pela cultura popular e pela sua transmissão constantemente renovada. ASSOBIO é o nome do meu novo projecto musical. Após o fim de Chuchurumel, marca a continuidade do meu trabalho com a tradição musical portuguesa, ou seja, o cruzamento da tradição com linguagens musicais dos nossos tempos. ASSOBIO é um desafio, uma constante procura de sonoridades, um caminho para a música portuguesa. ASSOBIO faz-se também com a voz carismática da Vanda Rodrigues, uma cantora surpreendentemente singular, uma voz para a música portuguesa. ASSOBIO é nome de disco e de espectáculo. ASSOBIO é uma co-produção com o Teatro Municipal da Guarda e estreará no próximo dia 15 de Maio, no Teatro Municipal da Guarda. O espectáculo de estreia assinalará, também, a apresentação do CD ASSOBIO, uma edição do Teatro Municipal da Guarda.
Depois... Depois vamos andar a assobiar... Por aí!
Já pode aceder ao MySpace do grupo, aqui:

26 de fevereiro de 2009

O Entrudo já vai fora

Informante: Maria Alves Manso
Aldeia do Bispo | Sabugal [Guarda | Portugal]

14 de fevereiro de 2009

Julgamento do Galo do Entrudo



Na noite de 23 de Fevereiro, as ruas da Guarda vão dar lugar à folia carnavalesca do espectáculo “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”. Tal como em edições anteriores, esperam-se milhares de pessoas para seguir o cortejo do galo entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha da cidade. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho e também actores, músicos e cantores profissionais. Ao desfile não faltará também o culpado por todos os males e injustiças acontecidas o ano que passou, ou seja, o galo, que na Praça velha será julgado e punido! Uma das grandes novidades desta edição residirá precisamente no julgamento do galináceo que este ano terá o formato de Ópera Bufa. Os advogados de defesa e acusação serão, respectivamente, a soprano Helenas Neves e o tenor Sérgio Martins. O elenco contará ainda com Albino Bárbara que interpretará o juiz; Américo Rodrigues, António Godinho, Isabel Monteiro e Vasco Queiroz serão as testemunhas de acusação e Agostinho da Silva, Carlos Lopes, Cristina Fernandes e Filipa Teixeira
A organização promete ainda momentos de surpresa, onde tudo pode acontecer! Recordamos que na edição anterior, foi a actuação de Arlindo de Carvalho, com a “Trova da Guarda”, o último desejo do galo condenado… Para além das surpresas está previsto um momento multimédia, com fortes efeitos visuais e recurso a laser
O Julgamento e Morte do galo do Entrudo é um espectáculo comunitário que contará com a participação activa de mais de uma dezena de colectividades do concelho, a saber: Associação Cultural Copituna d’Oppidana, Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula, Centro Cultural da Guarda, Grupo “Os Beirões” de Maçainhas, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, Associação Cultural e Recreativa da Sequeira, Grupo de Cantares "A Mensagem", Raiz de Trinta - Associação Juvenil e ainda os alunos do curso de Animação Sociocultural do IPG. Às colectividades juntam-se ainda três grupos de foliões convidados pelo TMG a integrar o desfile: a equipa Espiral com a alegria e folia dos Zés Pereiras, Gigantones e Cabeçudos; o grupo de teatro espanhol La Saca e ainda o grupo Samarkanda Teatro. À festa junta-se ainda a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Gouveense.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é um espectáculo produzido pela Culturguarda EM/ TMG para a Câmara Municipal da Guarda. A coordenação é de Américo Rodrigues, os textos estão a cargo de Rui Isidro e de António Godinho, a direcção musical é de César Prata, a concepção do Galo é da artista plástica Teresa Oliveira, encarregada também da sua construção, com o grupo de teatro Aquilo e a voz do galo é de Joaquim Martins.
Recordamos que o julgamento do galo é uma tradição de diversas localidades do concelho da Guarda, um ritual de exorcismo de todos os males em que o Galo é o culpado por intrigas, desavenças e todos os insucessos que tiveram lugar no ano que passou, pelo que é julgado e condenado em praça pública, num ritual expiatório e de purificação, através do qual se renova a esperança num ano melhor.

Depois de morto, coma-se o galo numa deliciosa canja!

Porque a organização sabe que muita folia pode causar uma forte sensação de estômago vazio, e sabendo-se que o galo vai ser condenado, no espectáculo de Carnaval “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo” vamos oferecer canja de… galo ao público presente na Praça Velha. Como os tempos são de crise e nada dados a desperdícios, o malogrado galináceo será servido numa deliciosa canja aos guardenses e visitantes.
E para que nada falte aos foliões, e porque a noite de Carnaval é de festa, durante o percurso (do Jardim José de Lemos à Praça Velha) haverá “postos de reabastecimento” de vinho, com o apoio da Adega Cooperativa de Pinhel. Vinho da região para aquecer o coração.
O TMG apela a todos: juntem-se a nós nesta celebração carnavalesca, venham gritar connosco: morra o galo, esse grande malfeitor!
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é uma produção da Culturguarda EM/ TMG para a Câmara Municipal da Guarda. Um espectáculo comunitário e de expiação que decorrerá nas ruas da Guarda no próximo dia 23 de Fevereiro, a partir das 21h30.
in, Blog do Teatro Municipal da Guarda

5 de fevereiro de 2009

A batalha dos Montes

uma guerra com uma batalha em cada ano
um povo armado de cândidas mocas, 
encabeçado por maltas aos gritos, 
aos rufos e aos trovões

Um filme de Maria Lino e Zigud a partir da festa do S. Brás 
(Montes, Trancoso). 
Edição Luzlinar
Apresentação dia 7 de Fevereiro, às 16:30, 
no Cine-Auditório Jacinto Ramos (Trancoso).

[A música é da minha autoria.]

3 de fevereiro de 2009

Julgamento do Galo do Entrudo

Vem aí o Galo do Entrudo. Dia 23 de Fevereiro, a partir das 21:30, véspera de Carnaval, desfile pelas ruas da Guarda e julgamento na Praça Velha. Pela minha parte estou a trabalhar para que a música esteja à altura da ave. Uma ópera bufa, com textos de António Godinho e Rui Isidro e música minha, será interpretada por cantores líricos. No fim, já se sabe... Galo para a fogueira!