19 de dezembro de 2006

Mãos que cantam

O acaso teima em atravessar-nos no caminho experiências fantásticas e encontros únicos. Há tempos encaminhou-nos para a Beira Baixa, mais propriamente para a Zebreira, uma localidade do concelho de Idanha-a-Nova. Pelo caminho fomos parando aqui e ali, recolhendo histórias e vidas. Encontrámos mulheres que cantam como poucas e que ainda são capazes de encontrar na memória canções magníficas, daquelas que arrepiam… sabem como é?
Curioso é o facto de não conseguirem cantar sem acompanhamento rítmico. Quando lhes pedimos para cantar e não têm um adufe à mão, dizem: “Mas cantar… como? Assim… sem adufe?” Então socorrem-se de qualquer coisa para produzir ritmo: uma garrafa de água, uma mesa que esteja próxima ou o próprio corpo.
Esta associação canto-ritmo resultou numa experiência profundamente enriquecedora. Encontrámos mestras que nos ensinaram os diferentes toques de adufe e as diferenças existentes entre eles. Do fundo do coração, obrigado. Ou, como se diz na Beira Alta, “bem-hajam”. Retribuir é uma obrigação: dia 6 de Janeiro, dia de Reis, estreará “Mãos que cantam” um espectáculo que reunirá as mulheres do Saca-Sons (grupo de mulheres da Zebreira, concelho de Idanha-a-Nova,) e Chuchurumel; ensejo para cruzar sons, vidas e canções.

1 comentário:

Federação Associações Portuguesas França disse...

Caros Amigos Zebreirenses,

Informa-se que o grupo de cantares e toques tradicionais “Saca-Sons” vai realizar uma tourné na região parisiense :
- Sábado 3 de Março às 19h em Alfortville (94) - Jantar-Espectáculo ... carne de porco à alentejana !! Reservas obrigatórias
- Domingo 4 de Março às 18h em Paris 14° - encerramento das comemorações do Dia Mundial da Mulher

Quem quizer mais informações : http://br.groups.yahoo.com/group/zebreira

Ou então no blog dos “Saca-Sons” : http://sacasons.blogspot.com

Com aquele abraço de sempre,

Adé CALDEIRA
caldeira@fapf.org
adecaldeira@hotmail.com