21 de março de 2008

A cor da língua

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT
ESTREIA 5ª Feira, 27 Mar’08 às 21h45

No Dia Mundial do Teatro, um espectáculo que constrói pontes entre diversos escritores lusófonos, num carrossel mágico onde as sonoridades rodopiantes se mesclam com a literatura que mais nos seduz.

Viajar pelos escritores de língua portuguesa, deixando-nos enfeitiçar pela paleta de cores que plasticamente a remodela, tem sido um longo e apetitoso exercício criativo, repleto de cumplicidades múltiplas.
Fomos explorando com gosto as palavras de um idioma sem dono (e por vezes, indomável!), que nos fez navegar pelas falas e obras de autores dos cinco continentes, sempre embalados pela miscigenação dos diferentes ritmos musicais. Tratou-se, acima de tudo, de um desafio artístico deslumbrante, que hoje desejamos projectar em novas rotas (ou não serão… notas?) imaginativas.
Músicas inovadoras ondeiam numa inspiração que transforma a poesia (en)cantada e teatralizada no nosso mar de deslumbramentos. É uma relação de partilha que, de modo ininterrupto, ACORDA em nós uma língua, fazendo com que A CORDA de cada instrumento expressivo adopte como protagonista A COR DA LÍNGUA.
Sons, declamação poética, teatro. São ainda estes os pontos cardeais de um mapa musical único, traçado ao longo das geografias infindáveis dos sentires e dos sentidos. Porém, o itinerário promete agora desdobrar-se noutras paragens (e movimentos!), bem como em momentos de renovada comunicação com o público.

Ficha Técnica

Carlos Peninha Coordenação musical, guitarras e voz
José Rui Martins Coordenação teatral, declamação e voz
Luísa Vieira Flauta e voz
Lydia Pinho Arranjos, violoncelo e voz
Miguel Cardoso Arranjos, contra baixo e voz
Rui Lúcio Percussão e Voz
Cajó Viegas e Luís Viegas Som
Luís Viegas e Paulo Neto Desenho de Luz
Ruy Malheiro Figurinos
ZéTavares Cenografia e design gráfico

Sem comentários: